Hoje quero compartilhar este breve post baseado em um texto que li no Linkedin e também por ser um praticante desta arte tão valiosa para os seus praticantes o Karatê. O famoso samurai Japonês Myamoto Musashi no livro os cinco anéis disse a seguinte frase: De uma coisa aprenda mil coisas essa é a ênfase que é dada neste livro, a interconexão de nossos conhecimentos e habilidades. É a capacidade de você poder aplicar seu conhecimento de diversas maneiras diferentes, em diversas áreas e contextos com pessoas diferentes.
O que uma atividade física como karatê pode me ajudar a desenvolver pessoal e profissionalmente ?
A filosofia do Karatê vai além de uma atividade para condicionamento físico de seus participantes. Na filosofia do sensei Funakoshi que é considerado o pai do Karatê Moderno. Ele diz a seguinte frase:
“O objetivo final de Karatê não está em vitória ou derrota, mas na perfeição do caráter de seus participantes.” Gichin Funakoshi
O Karatê como uma arte integral
O Karatê não é apenas uma atividade física; é uma prática integral que envolve o nosso físico, mental e filosófica. Tendo como princípios fundamentais: o foco, a disciplina, repetição e busca pelo aperfeiçoamento e conexão entre mente e corpo.
Como aplicar o Karatê na vida diária
Consciência situacional: O karatê nos ensina a manter a consciência situacional. Esta habilidade é fundamental para a nossa segurança pessoal e pode ser aplicada as nossas atividades cotidianas, como dirigir, caminhar em áreas movimentadas e reconhecer ameaças e ou perigos da vida cotidiana.
Resolução de problemas: O karatê nos ensina a pensar de forma estratégica. A gente aprende a avaliar situações, antecipar resultados e tomar decisões difíceis em um curto espaço de tempo. Essas habilidades podem ser valiosas na nossa vida cotidiana e profissional.
Resiliência e superação: O treinamento de karatê foca em desenvolver nossa resiliência e superação. A medida que vamos treinando e evoluindo, aprendemos a superar desafios físicos e mentais, o que promove em nós o desenvolvimento de perseverança e flexibilidade diante de dificuldades e desafios.
Aplicando esses princípios na vida profissional
Como foi dito no título deste post, o karatê é um aliado para a nossa vida profissional se levarmos os seus princípios e práticas para o nosso contexto profissional. O foco, a disciplina e o pensamento estratégico desenvolvidos no karatê podem melhorar o nosso desempenho profissional. Essas habilidades contribuem para melhor gerenciamento de projetos, liderança e tomada de decisões. A nossa concentração e memória também são beneficiados pelo treinamento de karatê.
Nossas habilidades relacionamentos pessoais também podem se beneficiar, karatê incentiva o respeito, a humildade e a empatia promovem relações saudáveis e positivas. No dojo kun que são as regras seguidas pelos praticantes um dos lema é: Primeiramente respeito acima de tudo e conter o espírito de agressão.
Conclusão
O karatê nos oferece um caminho para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Ao aprender a controlar o corpo e a mente, estamos mais preparados para enfrentar os desafios da vida e alcançar nossos objetivos. Seja no trabalho, nos estudos ou nas relações pessoais, os princípios do karatê podem fazer toda a diferença. Como praticante desta arte tão valiosa, posso atestar os benefícios que seus princípios e lições tem para a vida pessoal ou até mesmo profissional e por fim, termino este breve post dizendo que praticar karatê é uma jornada de aprendizado para toda vida na busca de aperfeiçoamento pessoal, físico e mental.
Referências utilizadas:
From One Thing, Know Ten Thousand Things: Applying Musashi’s Wisdom Through Karate at Baltimore Okinawan Karate Studio | LinkedIn
10 Coisas que um Samurai me ensinou nos Negócios | by Ivan Cordeiro Jr. — Eudaimonia | Medium
A Escada do Guerreiro – Resultados – Sabedoria Oriental